quinta-feira, janeiro 25, 2007

Despedimento por justa causa?

Aconteceu com uma amiga minha, a ME, e serve para nos alertar para muitos perigos da blogosesfera.
Ela nunca disse onde trabalhava, nunca disse o nome dela, simplesmente escreveu sobre o mísero salário que recebe e nas promessas do patronato que nunca se concretizaram.
Ontem, apresentaram-lhe cópias do post dela e despediram-na.

Como ela diz e bem "Quando pensamos que vivemos num pais democrático, num pais em que a Liberdade de Expressão foi adquirida com a Luta travada pelos nossos pais, e avós, pois bem, estamos todos enganados."

27 comentários:

Xana disse...

Pois.. eu nunca entro directamente, entro pelo google, por um blog que não tenha contador e entro no meu. Depois de fazer tudo o preciso, vou ao histórico e apago-o. Tento não deixar rasto! É muito complicado.
Imagino que ela deve estar de rastos, deve ter vontade de lhes enfiar a cabeça pelo ecrã a dentro, pelo menos eu tínha. E como se ela não tívesse razão naquilo que estáva a dizer! E mais do que ninguém deve sabê-lo!

Beijos

Anónimo disse...

fiquei perplexa!

InêsN disse...

sem palavras...

Lúcia disse...

Parece-me absurdo e duvido da base legal do despedimento, mas não sou jurista nem advogada por isso fico-me por aqui.
Bjnhs

Patríciangélico disse...

Despedir por justa causa não é assim, mostrar o blog e pronto. Têm que enviar carta registada,etc. E para além disso , ela que veja com o tribunal de trabalho se eles têm razão, porque quase sempre o trabalhador tem mais "direitos " que o patronato. Não é assim tão simples. Claro que o ambiente já não seria o mesmo, etc, mas se ela tiver razão, têm que a readmitir (nem que seja até que arranje outro emprego). Parece-me que dizer que ganha mal não é justa causa mas não sou advogada, o problema é que muitas vezes o trabalhador fica quieto, a pensar que é mesmo justa causa...

Ana disse...

bolas

Anónimo disse...

Infelizmente não há liberdade e eu já tive um problema parecido.
Resumidamente, em 2003/2004 tinha um blog e como na altura não haviam muitos, era fácil juntar a+b e relacionar as coisas, muito embora não referisse nomes ou entidades.
Um dia o meu patrão chamou-me e alertou-me que havia uma colega minha q sabia q eu tinha um blog e que teceu alguns comentários irónicos e levantou umas insinuações, numa das reuniões q teve com ela. Ele disse-me para ter cuidado com ela...parece incrível não é? O meu próprio patrão dizer-me isto. Eu tive sorte, era e ainda é um patrão porreiríssimo. Em vez de me arranjar problemas, fez exactamente o contrário.
Obviamente acabei logo com o blog, não porque tivesse medo mas porque sentia q a minha vida era invadida e tudo o q lá escrevesse poderia voltar-se contra mim.
Lutou-se e ainda se luta tanto pela liberdade e ainda acontecem coisas destas...é o país e a mentalidade q temos.
Bjs e desculpa o testamento.
P.S. Dou-me ao trabalho de todos os dias limpar o histórico do meu computador...não vá o diabo (ou a espia) tecê-las :)

Anónimo disse...

nem sei o que dizer:(

LenaMaga disse...

inacreditável!!! e não sei se é possivel, acho que ela deveria informar-se sobre o assunto, junto do ministério do trabalho
tou perplexa
bjs

Anónimo disse...

Estou em choque...

Anónimo disse...

é inacreditável. e triste e frustrante e revoltante. e se calhar a tua amiga está naquela posição ingrata e ridicula que é a de quem não tem nem um pingo de poder nas mãos para poder defender-se nestas situações. nem deveria ser preciso defesa, bolas. nem sequer deveria acontecer. :(

Anónimo disse...

Que cena... é um abre olhos!!! Eu por acaso até nem tenho muito cuidado com isso. Pelos vistos acho que vou ter que passar a ter!!

Beijocas

Grey´s disse...

Tou parva!! Nunca tinha ouvido uma dessas! Desde quando escrever num blog que ganhamos mal é direito para despedimento? Quantas pessoas ouço todos os dias nos transportes a queixarem-se? Metade da população seria despedida! Perdida por 100 perdida por 1000, eu apresentava queixa deles, não acredito que isso tenha fundo de legalidade.

Anónimo disse...

Para que o despedimento seja licito é necessa´rio muuuuito mais do que umas cópias de um blog ... as coisas felizmente não se processam assim. Sim parece que vivemos num pais sem liberdade de expressão mas os direitos dos trabalhadores não podem deixar de ser defendidos.
A tua amiga que não deixe as coisas ficarem assim ... não podem ficar assim ... ela tem meios para fazer valer os direitos que tem!!

beijinhos nossos :))

Tia Moky disse...

Se ela não cita nomes como podem provar que é dela?!

Fico arrepiada com o uso de poder...

Boa sorte para o futuro da tua amiga...quem sabe agora se abra uma janela bem melhor!

Beijos

Moky

Quita disse...

Estou estupefacta! Mas de facto isso não me parece muito legal!! Como podem provar que é ela, também não me pareceu que ela tivesse escrito algo de grave. Ela que se informe melhor e que saia na mesma, mas pelo menos que seja despedida para ter direiyo ao subsidio de desemprego (até arranjar algo melhor).

Anónimo disse...

bolasssss!!!
como é possível???

eu tb apago o histórico e cookies no pc do trabalho, mas não falo nada dessas coisas, mas eu não gosto de misturas...


jinhos

Anabela & Lara disse...

fiquei de boca aberta

nao podemos dizer tudo nos blogs, mas penso que nao é nada legal o que lhe estao a fazer... ela que vá para tribunal..~

jocas

Gina A. disse...

Ainda estou meio incrédula com o teu post! Bolas!!!

Não se pode confiar em nada nem em ninguém, mesmo! Desculpa, mas tenho mesmo que dizer... merda para isto tudo! Que gente mázinha!

Um beijo para ti!

Anónimo disse...

Estou chocada! É inacreditável!

Mas estou com a Moky se ela não cita nomes e não põe fotos não podem provar que é dela...

E claro se queixas sobre o ordenado desse direito a despidemento estavamos quase todos no olho da rua...

Beijinhos

Anónimo disse...

o código do trabalho não considera isso uma justa causa para despedimento, pois viola a lei que protege o direito á liberdade de expressão dos trabalhadores. Afinal o blog é uma coisa pessoal e que não interfere com o trabalho dela. Ela que se informe, porque facilmente entala esses filhos da mãe!
Ontem comentei isto com algumas pessoas e ficou tudo indignado e boquiaberto.
Beijos

Anónimo disse...

Ola Ana, eu leio o teu blog em silêncio mas hoje decidi comentar.

Sou uma futura jurista e, por acaso, acabo de fazer exame a Direito do Trabalho: eu não posso afirmar com muita certeza, mas a tua amiga pode impugnar o despedimento. Porque além de se tornar um despedimento ilicito ela tem direitos que têm de ser salvaguardados.

Acredita, aconselha a tua amiga a procurar apoio juridico, a dirigir-se ao tribunal de trabalho para averiguar a situação. Infelizmente ainda não posso ajudar directamente porque ainda sou estudante, mas ela que va, pois so pode ter a ganhar.

Se ela achar que não, faz uma pequena pressão sobre ela, ela que se mecha para que esse patrão não se considere o rei do mundo.

Beijos

Ps - vou falar com a minha prof e tentar saber a opinião dela, depois digo.te qualquer coisa.

Anónimo disse...

Já tinha lido o post mas não comentei porque quis expor a situação a uma colega advogada, que me garantiu que isso não faz sentido nenhum. O resto, já muitas meninas em cima disseram, ela pode lutar por aquilo a que tem direito! Pode e deve!
Beijos

Anónimo disse...

Contam-se pelos dedos da mão os despedimentos de justa causa. É muito difícil e quase sempre a lei está do lado do trabalhador.

Muitos trabalhadores assinam a carta de despedimento com receio das consequÊncias, mas na realidade não o devem fazer.

Beijocas

Anónimo disse...

Estou indignada! Eles não podem fazer isso...
bj*

zeliaevora disse...

Sim, é preciso ter cuidado:(

Anónimo disse...

EU TB ME DESPEDI COM JUSTA CAUSA
SALARIOS EM ATRAZO E FALTAS DE DIAS NA SEGURANÇA SOCIAL,JA PEDI O APOIO DE PROTECÇAO JURIDICA, PARA
DAR ENTRADA NO TRIBUNAL DE TRABALHO,