terça-feira, janeiro 30, 2007

Campanha do Não

É que não entendo, por mais que leia sobre o assunto.

Ao votarem Não, acham mesmo que os abortos vão deixar de se fazer?

Acham que estão a impedir que se desfaça gravidezes não desejadas?

Acham que ao (continuar) ser punível por lei, não haverá quem recorra a parteiras, enfermeiras, médicos e "endireitas" para abortar?

Ao votarem Não, o que pensam estar a fazer para o bem da sociedade portuguesa? Ou para o saúde das mulheres portuguesas que passam por essa situação?

16 comentários:

ni disse...

é incrível, não é?

bjs e abraços

Mae Frenética disse...

E eu tenho tantas mais perguntas desse género para fazer...

Outro dia ouvi uma médica obstreta a dizer q se ganhasse o SIM poderíamos perder o direito moral de punir quem maltrata e abusa de crianças... acreditas???

Avozinha disse...

Não! Sabemos que, infelizmente, o aborto vai continuar. Mas legalizaríamos o roubo só por saber que vai sempre existir! Quem defende a vida por nascer?

Alice disse...

Mais que tudo, defendo a vida, e acho injusto que se matem vidas que não podem escolher nem defenderem-se. Esta é para mim a razão mais que suficiente, independentemente de tudo o resto, para votar não: a vida.
Beijos

Ana disse...

Tenho exactamente as mesmas dúvidas que tu para o Sim...
acho que não é assim que se vai resolver nada...E eu vi as minhas filhas na minha barriga com 12 semanas, sim eram as minhas filhotas, já eram mesmos elas!!!

Mamaíta disse...

Eu, pessoalmente, nao sou a favor do aborto, acho que nunca iria entrar na minha lista de opcoes. Mas sou a favor da despenalizacao da interrupcao voluntária da gravidez. Pois cada um deve ter o direito de escolher aquilo que acha melhor para si, naquele momento, naquela situacao.
E a quem fala no direito à vida, e qual será a qualidade de vida de uma mulher, que nao se sente com apoio, que nao tem hipóteses psicológicas, familiares, financeiras, para criar/amar um filho, naquele momento, naquele contexto...
Eu sou a favor de que cada situacao é uma situacao. E por isso só tenho a certeza que a despenalizacao é um passo am frente.
Portanto sou pelo SIM!

Beijinhos :)

Smas disse...

Olha, eu NAO tenho direito a votar prque sou emigrante, mas concordo com as tuas perguntas.
Bjs

Ana disse...

Avozinha: Eu sou defensora da vida, mas da vida que é desejada, que é amada logo que se saiba que está a crescer cá dentro. Todos têm direito a ser felizes.

Leonor: Gostei muito do teu post a explicar as razões pelas quais vais votar não, todas elas são fundamentadas e compreendo-as perfeitamente. Mas se uma criança não é desejada, dá-se para a adopção não é? E quantos milhares estão lá à espera (é horrível só de pensar) de uma família?
E segue mais uma pergunta: Porque não adoptar em vez ter filhos biológicos?

Ana disse...

Anna: O prazo limite que se fala, são 10 semanas, logo o aborto será sempre realizado com menos semanas. Eu soube que estava grávida com 5 semanas.

Xana disse...

Passa aí a caneta para eu assinar em baixo do que escreveste! Embora não possa comparar com animais, é um pouco a história da antiga caça aos toiros de morte em Barrancos. As toiradas com toiros de morte continuam a existir um pouco por todo o Alentejo, com toiros de morte!!! É para inglês ver todo aquele circo montado. Então e os cãezinhos que ficam abandonados na mesma altura do ano, porque os donos vão de férias? Não são muitos mais do que a meia dúzia de toiros mortos no Verão??? A diferença é que os senhores da televisão não vão atrás deles para cobrirem o protesto! Com tudo isto, é dizer não e fingir que nada se passa! Ao votarem não vão estar a ignorar uma realidade.
Mas é uma questão delicada, com tanta aresta, ainda ontem falava com o meu pai sobre isso, tenho reparos a fazer em tudo o que dizem, seja no apoiantes do sim, seja nos apoiantes do não. Mas o meu voto vai para onde me parece que o teu vai!

Beijos

Xana disse...

Ui... quem é a favor do NÃO, depois de ler o meu post até se vai passar, por eu ter ido buscar um exemplo daqueles, ahahahah!

Beijos

Anónimo disse...

bem giri,

aqui do outro lado do mundo, longe de todo o vendaval mediatico que envolve o referendo, so tenho uma coisa a afirmar em relacao ao assunto: "DEIXEM CADA UM FAZER AS SUAS PROPRIAS ESCOLHAS, EM LIBERDADE, EM LEGALIDADE".

So + uma notinha e rodape quanto aos direitos dos emigrantes.
Sim, emigrantes, como eu, sao cidadaos de m****, no que diz respeito aos nossos direitos.Que sao nenhuns, porque nao podemos votar para o referendo, a partir do estrangeiro.
Tive de me passar da cabeca (e tu sabes que e facil...) com uma senhora do consulado portugues em sao francisco, que teve a lata de me perguntar qual era o meu interesse em votar no referendo se nao estava a residir em portugal. OH MINHA SENHORA, FACA-ME UM FAVOR...

Anónimo disse...

O roubo e o homicídio também são crimes e não é por haver quem continue a roubar e a matar que se vão legalizar....O princípio é o mesmo, não achas?

Patríciangélico disse...

Oh Ana, posso responder aqui, a esta minha homónima?

Sara CS disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Loira disse...

A minha questão é: achas mm q a despenalização até às 10 semanas vai acabar com o aborto ilegal? Eu acho q não... as adolescentes vão continua a recorrer a ele (para os pais não descobrirem) e as mulheres q só sabem q estão grávidas dps das 10 semanas, tb. Eu soube q estava grávida às 4 semanas... mas há mta gente q só descobre mto mais tarde.
bj*

PS. E, com isto td, não quer dizer q vá votar não... quer dizer q, se votar sim, não será pelas razões q invocaste...