terça-feira, março 21, 2006

1º Poema da Leonor

E para comemorar o Dia Mundial da Poesia, cito o primeiro poema que a minha filhota ouviu quando nasceu, declamado pelo enfermeiro que me fazia festinhas na testa e me dizia que ela era linda!
Na altura pareceu-me algo estranho mas agora, vendo de longe, aprecio melhor o momento e gostei que citasse Camões.

Descalça vai para a fonte
Leonor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.

Leva na cabeça o pote,
O testo nas mãos de prata,
Cinta de fina escarlata,
Sainho de chamelote;
Traz a vasquinha de cote,
Mais branca que a neve pura.
Vai fermosa e não segura.

Descobre a touca a garganta,
Cabelos de ouro entrançado
Fita de cor de encarnado,
Tão linda que o mundo espanta.
Chove nela graça tanta,
Que dá graça à fermosura.
Vai fermosa e não segura

16 comentários:

Anónimo disse...

Ola Ana
Eu tambem me lembrei logo desse poema quando tu me disseste como ela se ia chamar mas na altura achei piroso dizer ... é dos meus poemas preferidos e so posso desejar que a Leonor anda sempre segura na vida !!!
beijocas
ana afonso :)

Anónimo disse...

Lol...Logo de pequenina a ouvir poemas profundos de Leonor! Bjuuus,

. disse...

Esse poema é muito bonito. Muito bucólico. Muito português. Sempre gostei e tb me vem à cabeça sempre que conheço uma Leonor.

Beijo

Zuza disse...

Olá!!
que enfermeiro tão catita!!! eu tb tenho uma linda (são todas, pois claro!!) Leonor e por isso ouço muitas vezes essa associação!
(obrigada pela visita e... queres partilhar a taça??;))

Unknown disse...

Lindo poema
beijocas

Repolha disse...

Que delícia de enfermeiro...

Ana disse...

Zuza: Que taça?

Ana disse...

Já sei que taça é.....ok vamos reparti-la :)

Ana disse...

Esse serviço de enfermagem foi 5*... hi!hi!hi!...

Beijocas

Filipa disse...

E tiveste um enfermeiro a declamar!!!
Muito bem!!!

Sandra disse...

Gostei muito do poema e gosto muito do vosso blog. Adicionei no meu e se quiserem visitem-nos também.

Beijinhos

Sandra

http://www.a-boneca-beatriz.BLOGSPOT.COM/

Alice disse...

Conheço :) bem lindo!

Anónimo disse...

BEm, quem me dera um enfermeiro que falasse português, quanto mais recitar poemas!
Também gosto muito desse poema.
Bjs

Ana disse...

Está sempre presente na nossa mente, ao ouvir a palavra Leonor....
(já podes escolher a cor porque o teu é o sr que se segue!!!!!)

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. jeff king retired bodybuilding

Anónimo disse...

Excellent, love it! » » »