quinta-feira, agosto 17, 2006

Apetites!

De há uns dias para cá ela tem bebido 200ml de leite.
Hoje bebeu às 5 e às 8 da matina. 200 ml de cada vez.

Ontem comeu peixe cozido com cenoura, batata e ovo, passado com o garfo e com água da cozedura. Comeu uma fatia de queijo de vaca e Adorou!

Parece que vamos ter que começar a juntar algo mais sólido às sopas, apesar de ela só ter 4 dentes, já consegue mastigar muito bem.

As faltas de apetite dela complicam-me o sistema nervoso e fazem-me sair do sério.
É nessas alturas que sai uma voz mais alta e que tenho que contar até 100 para não explodir. Nessas alturas até a calma do pai me enerva.

Adenda: E assim que escrevo este post vou ler um email da dodot que diz o seguinte sobre as refeições:

HORA DE JANTAR

Nesta idade, o seu bebé comerá principalmente alimentos sólidos, suaves e modificados, tais como pequenos pedaços de frango cozidos, massa sem especiarias ou pedaços de legumes cozidos sem sal. No entanto, não elimine os cereais para bebé para se assegurar que ele ingere vitaminas B e ferro em quantidade suficiente. A introdução de alimentos com texturas diferentes, neste momento, ajudará o seu bebé a aprender a provar diferentes tipos de alimentos. A quantidade que uma criança pequena come varia de refeição para refeição e de dia para dia. É natural preocupar-se se ele come o suficiente, mas não se preocupe desnecessariamente. Na verdade, o seu bebé necessita de menos comida do que você possa pensar, aproximadamente 1000 a 1200 calorias por dia. O que não é muito se pensar que ele obtém 300 a 500 destas calorias apenas no leite gordo. O seu bebé irá consumir o suficiente se lhe der três refeições por dia, juntamente com três refeições ligeiras, como por exemplo, pedaços de fruta, iogurte, pão suave com queijo fresco ou sumo de fruta natural (50 ml) ou uma bolacha.

13 comentários:

Susana Happy Days disse...

É o que mais me "preocupa"... a alimentação!!!
Mas com jeitinho lá se vai andando, certo??

Biskoita disse...

Calma.. mta calma e perseverança!

Anónimo disse...

nao posso acreditar q a menina leonor nao coma!! nao te passes giri, nao canses a tua beleza...
obrigado pela encomenda, ja chegou!! adoramos... aguarde a minha resposta numa caixa de correio perto de si
beijos cheios de saudades
chiqui

Xana disse...

Vi a tua pergunta no blog da Lúcia, o Vasco deixou mais de se atirar para trás desde que o começei a deixar fazer e a virar-lhe as costas. Ele vê que não resulta e cada vez faz menos.

Beijos

Mãezana disse...

Sei bem como é...então a calma do pai..ó,ó...que nervos! MAs temos k ter calma! Beijinhos...

Zelia M Evora disse...

i! um picozinho de crescimento:)

bjs
Zelia

Raquel Alabaça disse...

Todas as mães sofrem do mesmo.

Eu já não stresso, e olha que passou a correr tudo muito melhor.
Quando a Sara diz que não quer, eu respondo-lhe "Está bem filha", e afasto o prato. Ela quase sempre pede outra coisa que lhe apetece mais, o arroz, pão ou uma babatinha frita. Eu dou-lhe e de seguida lá ela puxa novamente o prato e toca de comer mais um bocado. Eu lembro-me de se dizer para não dar água aos bebes durante a refeição que lhes tirava o apetite, a Sara bebe a água sempre que pede, e de seguida come normalmente. Tento não contrariar o que ela vai pedindo quando estamos à mesa, mas também não coloco na mesa nada de guloseimas, só mesmo a comidinha. Desde que optei por não me stressar e não me mostrar preocupada e dar demasiada importância à renúncia dela, que as coisas correm bem. Mas ela também nunca foi má para comer, regra geral come bem.
No fim de cada refeição também lhe dou uma fatia de queijo, ela também adora.
Desde que fez 1 ano que come o mesmo que nós, nós é qeu já não comemos o que comíamos ;-) ou seja demasiados temperos e picantes.

Bjs

PSoMac disse...

Ola Ana!!
Sei muito bem como isso é! O Diogo anda numa fase terrivel para comer ... nada lhe agrada só o leite, o iogurte e fruta ... asopa umas vezes come bem outras manda-me comê-la a mim. É terrivel quando não comem nada de jeito, para mim é. Tb fico assim ... afinal a alimentação é muito importante nestas idades. Mas o pediatra uma das vezes que lá fui com o Diogo, disse-lhe que ele tinha dias que não comia nada de jeito e ele disse "filha, eles são como nós. Há dias que também não nos apetece comer e que não estamos bem e eles são assim também". Pois concordo. Mas eu se não comer é como o outro, tenho 30 anos um dia sem comer até me faz bem á linha lol ... agora ele tem 1 ano e eu detesto quando ele não come. O pai também diz para eu nao me preocupar que ele se tiver fome come ok ok mas pronto ... acho que ele devia comer!! Se calhar damos demasiada importancia ao assunto!! deve ser normal!!

Beijos

Alice disse...

Tenho medo disso, eles comem bem mas tenho medo que um dia percam o apetite e isso também me tirava do sério!
É preciso muita calma! Boa sorte
beijinhos:)

Ana disse...

Esses conselhos da Dodot de vez em quando!

alimentos suaves e sem sal? por favor!!!!! Eu sei que o sal faz mal, mas é o sal em excesso. Os bebés são como nós , gostam de comida boa. Se me dessem pure de legumes sem sal eu também não comia.

A Bi come tudo o que nós comemos, inclusivé sardinhas que adora.

E quando tenho de fazer comida especialmente para ela (porque é muito condimentada, ou porque são alimentos que não consegue mastigar) faço-lhe coisas com sabor... por exemplo, um que ela adora: cherne cozido com massa. Sabes o que faço ao cherne, depois de cozido, faço um refogado com azeite e um bocadinho de tomate e cebola, e coloco lá o peixe um minuto para ganhar sabor.... olha come logo tudo

Se a deixares sozinha com a comida ela não come?

Carina disse...

Felizmente não passo por isso (ainda). O Diogo sempre comeu muito bem e mesmo na alta que esteve com febre, não comia sopa nem carne nem peixe, nem papas lácteas, mas bebia leite. Por isso não me preocupei, passou uma semana inteira a leite, até finalmente a febre baixar e voltar a alimentar-se correctamente. :)

Beijinho

RB disse...

é mesmo complicado e eu que o diga quanto à sopa e o Rodrigo!!!!
nunca aqui tinha vindo, mas gostei de te ler...
beijinhos

Loira disse...

Por enqto, não sofro desse problema... mas sei mais ou menos o q é isso... o meu sobrinho mais novo, q tem 4 anos, até há bem pouco tempo não comia NADA de nada... um verdadeiro stress...
bj*