quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Creche vs. Ama

Coloca-se agora esta hipótese.
Gosto da creche onde a L. anda mas as doenças que por lá tem apanhado fazem-me pensar nesta opção. Procurei, não muito afincadamente e eis que surge uma boa referência desta ama. Fomos falar com ela, visitar o local e pelo meio descobrimos que mora perto desta menina e antes de tomar conta de crianças teve uma loja na rua onde moro.....coincidências ou o mundo é pequeno. Já tem esta ocupação há 10 anos e gosta muito.
Parece muito querida com as crianças e se a L. for para lá será a 5ª e última criança.
Na creche são 8 mais as dezenas nas salas adjacentes.
Vai fazer com que ande mais uns quilómetros de carro mas fica cerca de 40% menos dispendioso com as mesmissímas condições que na creche.
Se isso ainda se traduzir em menos visitas ao médico, hospital e farmácia até que é uma boa escolha.
Mas não me iludo. As viroses andam aí e é muito difícil uma bebé de 7 meses fugir a elas.

Ainda não está decidido mas vamos continuar a pensar.....

7 comentários:

Rita disse...

Pois, é uma opção. Eu já pensei em pôr a minha numa ama especial... a avó desempregada! Mas não, a creche só lhe faz é bem, fora as viroses claro, e além disso a minha mãe pode arranjar emprego. E eu que pensava (e ainda penso) em mudar a Bi para a creche da Leonor... Beijinhos e boa escolha! :)

carla disse...

Por experiência própria se for uma ama de confiança até aos 3 anos eu prefiro. Aliás os meus estão na ama, o mais velho frequenta a pré desde os 3 anos e depois vai para a ama, a pequenita está na ama e aos 3 anos irá tb para a pré!!!

Boa escolha!

Beijocas

Repolha disse...

Olha posso-te falar da minha experiência como ama.
Tomei conta de dois irmãos durante dois anos (férias incluídas). Um dos grandes contras das amas a meu ver é a relação pouco saudável que se estabelece entre o que cuida e o que é cuidado. A criança tem tendência a confundir as coisas e a dada altura a chamar "mãe" à ama porque é ela que a ampara... Na altura de sair da ama poderá haver grandes regressões a nível evolutivo e comportamental. No infantário, pelo contrário, estabelecem-se relações de afecto, de amizade, de grande carinho, mas a criança sabe que aquele é o seu lugar "de trabalho".
Sobre as doenças, o que te posso dizer mais uma vez é que todas as coisas que apanham no 1º ano de vida significam anti-corpos futuros (e os melhores anti-corpos são os que se conquistam nessa fase - foi-me dito tal qual por um médico de oncologia). Além do mais, ela vai apanhar todas as doenças à mesma. A diferença é que com 3 anos serão mais graves.
Mas claro que isto é só uma opinião :)
Beijinhos

Anónimo disse...

As crianças dão-nos muitos trabalhos e preocupações. É mesmo assim. Deus permita que a tua opção dê certo pois será um descanso para vós. Pensamento positivo, minha amiga!

Beijinhos para as duas

Leonor

Filipa disse...

Nesta idade eu optaria pela ama, se não tens ninguém que possa ficar só com ela...

Lipa disse...

É uma decisão dificil mas sobretudo um decisão vossa. Eu pessoalmente concordo com o que disse a Carla&Repolha, as doenças nesta fase custam-nos muito mas vejo muitas vantagens na ida para a creche (dependendo da creche claro) neste momento já não seria capaz de mudar a Diana de sitio porque ela está habituada à pessoas e adora ir para lá.
Enfim, tenho a certeza que o que vocês decidirem vai ser pelo melhor ;)
beijinhos

Gina A. disse...

É uma decisão que tem que ser bem ponderada... mas não te iludas quanto a eles não apanharem doenças só porque estão na ama.
O Gonçalinho está no infantário desde os 4 meses e, felizmente, nunca tive problemas...
Tenho a certeza que seja o que vocês decidam, será o melhor para a princesa.
Beijos