terça-feira, fevereiro 14, 2006

Anti-Fumaças

Considero-me uma anti-tabagista mas daquelas que qualquer fumador reza para não ter que aturar.

Mas nem sempre fui assim.

Fumei durante 15 anos. Comecei como qualquer jovem, pelas razões do costume....é giro fumar, todos fumam, etc.
De início, eu e a C. desviavamos uns cigarritos ao pai dela. Depois passamos a comprar maços a meias até que compravamos cada uma o seu maço.
Considerava-me uma fumadora moderada.

Faz este mês dois anos que fiz uma viagem linda à Escócia. Já pensava em engravidar num futuro próximo e sendo inconcebível para mim fumar ao mesmo tempo que crescia um ser dentro de mim, tinha que deixar aquele vício.

Era um bom desafio. Eu adoro desafios.

Consegui reduzir para 5 cigarros diários. Quando chegamos à Escócia, além de não se poder fumar em muitos locais, além do café ser horrível, o preço do maço de 10 cigarros na altura chegava aos 4 euros.
Era dessa que deixava de fumar e assim foi.
Quando cheguei a Portugal tive que abdicar do café porque a vontade de acompanhá-lo com um cigarro era muita. Fiquei com muito mau humor.
Continuo a gostar do cheiro mas ao de leve...só ao longe.
Não suporto o cheiro em casa nem na roupa nem no cabelo e a lei que irá proibir fumar em locais públicos, para mim, tarda a chegar.
Sei o que custa deixar de fumar mas a vontade de proporcionar o melhor ambiente possível à minha filha foi mais forte.
Ainda hoje sinto vontade de recomeçar....quando a ansiedade e a preocupação aumentam.
Não digo que dessa água não voltarei a beber mas dificilmente o farei.

Hoje sinto-me muito orgulhosa de mim mesma.
É difícil deixar o vício mas possível fazê-lo desde que tenha muitaaaaa vontade.

Agora só falta convencer o M. a deixar também de fumar :(

14 comentários:

Carina disse...

Concordo, embora seja fumadora novamente depois do Diogo ter nascido... Raios que preciso mesmo deixar de fumar... mas fervo em ão pouca água que quando dou por mim, até subo paredes para fumar um cigarro e quando o faço, acalmo de imediato! Mas pronto... não fumo muito e muito menos dentro de casa ou na rua quando estou com o Diogo!
Não és desculpa, mas... *caught*

Repolha disse...

Ora ainda bem que assim o foi. E tens todos os motivos para estar orgulhosa. Parece-me que transmiti a ideia de ser a favor do fumo durante a gravidez. Não era essa a intenção.
O que me irrita é essa coisa de se dizer que uma mulher que fume na gravidez não ama o seu filho (como li num dos comentários ao post anterior).
Acho a atitude criticável, de uma tremenda irresponsabilidade e até potencialmente criminosa. Mas não coloco o amor em causa.
E passo a explicar: quando ouço ou leio uma mãe a dizer que dorme com o seu rebento (de dias ou meses), tendo em conta que essa é uma das razões (abafadas) da morte súbita e conhecendo um pai que um dia teve de telefonar à mulher a dizer "querida matei o nosso filho", considero o acto de uma irresponsabilidade tremenda e potencialmente criminoso mas não ponho em causa o amor dessa mãe como nunca pus em causa o amor do pai acima mencionado. Posso até dizer a essa mãe os riscos que corre ou relatar o caso específico, mas nunca dizer-lhe que ela não vale nada (até porque não considero isso). Outra situação: quando ouço ou leio uma mãe a dizer que o filho de 3 anos anda de carro sem cinto porque senão é berreiro, volto a pensar que é um o acto irresponsável e, neste caso, criminoso. Posso alertá-la para os riscos que corre. Posso até dizer "e que tal umas palmadas valentes naquele rabo". Mas não acho que essa mãe ame menos o seu filho do que eu.

Beijinhos e espero que tb não voltes a cair em tentação. É que não vale mesmo a pena...

Rita disse...

Eu sou uma anti-tabagista daquelas mesmo chatas... Passo a vida a dizer aos fumadores quais as consequências de fumar mas... ninguém parece ligar. Mas uma coisa eu exijo, NINGUÉM FUMA PERTO DA MINHA FILHA!
Beijinhos e força para não voltares a fumar. Espero que consigas convencer o M. :)

Jolie disse...

Muitos parabéns antes de mais pela força que demonstras em contrariar esse bichinho que parece que ainda aí continua mas de forma muito mais controlável.

Deve ser difícil deixar de fumar... mas tendo deixado é uma idiotice recomeçar!

Beijos

Fitinha Azul disse...

Desejo-te toda a força! Aqui em casa ninguém fuma, não voltes a cair nessa;)
Beijocas

Anónimo disse...

bem, nem imaginas como te compreendo. Também fui fumadora durante muitos anos e deixei de fumar quando soube que estava grávida.
Agora, todos no meu trabalho fumam, e isso incomoda-me de uma maneira que nem imaginas.
Também deixei de beber café... não combina café sem cigarros...
Faço das tuas as minhas palavras.

Rita disse...

Infelizmente fumo passivamente.. por falta de consciência de muitas pessoas!

beijinhos

Anónimo disse...

Olá Ana
Sempre te admirei por isso ... profundamente!!!
Sabendo tu como eu sou ... e tendo eu ordens medicas para fazer o mesmo deixar de fumar ONTEM ... olha dá me uma ajudinha dás ?? :)
Beijocas grandes fica bem
Abraços e sorrisos
Ana Afonso :)

Mamã artesã disse...

No Verão, como ía começar nos treinos, resolvi deixar de fumar. Mas, como tenho um trabalho tedioso (a maior parte dos dias não tenho nada k fazer). Gatei 70 euros nuns comprimidos que me disseram ser tiro e queda para deixar de fumar. Pois é... eram se tivesse podido ir até ao fim com o tratamento. Consegui reduzir de 20 ou mais cigarros diários para um máximo de 6/8. Assim que desconfiei que poderia estar grávida, tive de deixar imediatamente de tomar os comprimidos. Resultado: acabei por não acabar de vez com este vício maldito e, como a médica me disse que fazia mais mal ao bébé a ansiedade do cigarro do que própriamente o mesmo, continuei a fumar. Ela também disse que até 8 diários, estava provado cientificamente que não afectava o bébé. Mas há uma coisa que não faço: fumar em locais públicos. Só o faço mesmo em casa (mas só à janela. Nunca fumei dentro de casa) e no escritório. Quando saio nem sequer levo tabaco. Faço isso porque sempre critiquei as mulheres que andavam na rua com grande sabrrigões e de cigarro na boca. Eu sei que, algumas das pessoas que forem ler este meu comentário, até são capazes de me chamar irresponsável mas não tou nem aí. Faço o que a minha médica me disse que posso fazer.
Joquinhas
Sofia

Repolha disse...

Receita:

Refogado
Azeite
Cebola (cortada miuda)
Curgettes (idem)

Quando a cebola está translucida adicionar pimentos vermelhos cortados às tiras

dar umas voltas ao tacho...

Juntar dois pacotes de natas, mexer, temperar com sal e pimenta a gosto (gosto mais da preta aqui)

juntar o peixe (lombos é o melhor) e o queijo sem casca e cortado aos pedaços.

Tapar e pôr no mínimo. De vez em quando abanar o tacho para não pegar

Acompanhar com arroz basmati e um bom vinho tinto :)

beijinhos

Susana Happy Days disse...

Parabéns!!!
Isso é força de vontade, e coragem! Julgo que além da vontade tem que haver coragem para enfrentar o "desabituar" de um vício...

E realmente a LEI TARDA a chegar!!!

Anónimo disse...

eu deixei de fumar quando estava gravida de 3 meses, sempre que estava a fumar e olhava para a barriga dava-me tantos remorsos que entao decidin parar e ja la vai quase um ano, mas as vezes apetece-me e fico sempre a pensar no cigarro.
beijinhos

Leonor C.. disse...

Ana, continua a esforçar-te pois só lucras com isso e em muitos as pectos.
Obrigada pela tua visita. Sim, passei por momentos muito difíceis há 29 anos e que deixaram marcas para sempre,como deves calcular.
Beijinhos à leonor e para ti um grande abraço

Leonor

Anónimo disse...

Parabéns por teres conseguido deixar de fumar e por estares a conseguir manter-te sem fumar.
Bjs