sexta-feira, outubro 26, 2007

Reunião de Pais

Fomos ontem à 1ª reunião de pais, enquanto pais. Sensação estranha. Novas responsabilidades.

Começaram pelas recomendações aos pais, para que entreguem os filhos até no máximo às 09:30 da manhã porque senão destabilizam o funcionamentos das actividades. Recomendam que se pague a horas, recomendam que cortem as unhas aos miúdos mais vezes, para que levem atestados médicos se estiverem mais de três dias doentes em casa, etc.
O que deve ser normal numa reunião.
Até que uma avó que lá estava reclama que o neto já levou sete dentadas desde que está na creche e sugere que se dê uma palmada pedagógica ao menino que o faz.
Juro, que naquele momento,tanto eu como o M., nos encolhemos na cadeira minúscula em que estavamos sentados, a pensar que a Leonor tinha feita das dela. Mas logo, logo, se ergue a voz de uma senhora, muito ofendida, que no filho dela quem lhe batia era ela e logo outra que dizia que nunca bate no filho, e outra que dizia que não sabia ser mãe porque cedia sempre às carinhas larocas das filhas, e tantas mais opiniões.
Educações para todos os gostos.
Ficamos descansados quando a M. diz que ali ninguém bate nas crianças e que se aplicam castigos,basicamente o de não poder brincar por um curto espaço de tempo, que é o mais eficaz. Sossegaram-se as mães,menos a avó que continuava sempre a bater na mesma tecla. Enfim, tem lá as suas razões.
Enquanto decorria a reunião, ouviamo-los no pátio a brincar. E ouviamos tantas vezes a nossa filha.

Gostei de conhecer as pessoas que tomam conta da Leonor, gostei do espaço e das alterações que estão a realizar mas sobretudo gostei de ver uma sala recheada de pais, com vontade de participar em futuras actividades.

O que mais me custou nisto tudo foi espreitar, às escondidas, a minha filha e vê-la a chamar por mim :(

15 comentários:

Patrícia disse...

Acho bem que nao batam nas crianças. Castigos sim... Palmadas só os pais quando as defendem...

No colegio do Miguel, tambem insistem sempre para se deixar as crianças ate às 9h30! Parece-me que é regra geral...

Bjs

Lúcia disse...

Nas reuniões de pais o que me faz confusão são as chamadas de atenção para as unhas que vão por cortar, as fraldas que se esquecem de mandar, etc. Quanto ao bater nunca foi posto em causa e snceramente não admito que o façam, não no colégio onde estão pessoas com formaçaão e que sabem ( ou devem saber ) que se podem contornar as situações com outras formas que não a da velha palmada. Nâo digo que nunca lhe bato, mas não preciso de o fazer para a educar.

. disse...

Isso, realmente, depende se os pais autorizam ou não. Há sempre castigos bem mais eficazes, era preciso é que houvesse uma educadora por cada criança. Acredito que eles estão bem entregues, mas sejamos realistas, muitas vezes a pedagogia é das apressadas e vale o que vale. Os miúdos são muitos e nem todos têm a educação personalizada que deviam nos infantários. Mas, por exemplo, não deixar fazer isto ou aquilo se um menino se portar mal, parece-me muito bem. E a palmada, no caso do meu filho, não me importaria assim tanto, porque tb não estava propriamente a contar que o espancassem. E como lhe ganham carinho acho que só o fariam mesmo em último recurso.

Luz de Estrelas

Flores disse...

E umas palmadinhas na avó persistente, não?

Não sou contra as palmadas pedagógicas, ainda q as tente evitar, mas tb ñ sei se gostaria q elas a utilizassem. Lá está, cada cabeça, sua sentença.

E essa coisa das dentadas tem mto q se lhe diga. É um ai enquanto passam de vítimas a agressores.

Anónimo disse...

Sou mãe de uma menina que levou duas bigs dentadas. Uma delas ficou muito feia, mas em ambas se notava perfeitamente bem um hematoma. Não sei se estão a perceber, as dentadas foram de tal ordem que ficaram com um hematoma. Foi um determinado menino que fez isto á minha filha e faz a muitas outras crianças. Não defendo as palmadas,até porque morder é um reflexo natural da criança e não o fazem por mal, nem para magoar, mas alguma coisa as educadoras têm que fazer para acabar com isto, até porque não é justo as crianças estarem sempre a serem mordidas. Ou será melhor começar a ensinar a minha filha a morder também?????.... já pensei nisso.......

Mae Frenética disse...

Tb acho q quem bate no meu filho sou eu!! E mesmo assim... :)

Ela chama por ti? tadinha...

Xana disse...

Nós também já fomos, mas foi individual. COnfesso que estou desejando de uma colectiva. Principalmente, porque gostava de ver o tipo de pais. O tipo de educação que levam aqueles meninos. Aposto que tão diversificada como na da Nônô. A única coisa que conheço são alguns carros que estão estacionados à porta, para deixar as crianças. Tenho também curiosidade de conhecer os coleguinhas dele. Só conheço os que chegam habitualmente à mesma hora do que nós.

Beijinhos

ddm disse...

Confesso que considero as palmadas um exclusivo pedagógico dos pais (e só nas condições extremas!).

Já em alguns pais/avós... :P

E o que se faz quando é o nosso filho que morde (ou puxa os cabelos)?

Ana disse...

Realmente, Xana, o que é que um pai vai dizer? Olha não mordas que é feio e ele quer lá saber e não te liga porque é mesmo uma reacção do momento e não é para aleijar o outro que o fazem.....enfim, eu sou da opinião que a palmadinha pedagógica e no momento que está a morder é o melhor.

Mamã ladybug disse...

Na escolinha da Joana tambem há um menino com a mania das dentadas. A Joana já levou 3 ou 4 e ficou marcada. Avisei a educadora e acrescentei que seu os pais do dito menino não fizerem nada, vou dizer a minha filha para fazer o mesmo. Embora saiba que mordem sem ser para magoar custa-me ver a carinha triste da pequena a dizer que tem um novo dóidói...
Quanto às palmadas, as educadoras tão as dão, aplicam castigos quando os garotos passam as marcas. Não sou amiga das palmadas, mas tambem não as elimino. Quando é mesmo o último recurso, lá levanto a mão.

Mil Coisas disse...

Sabe muito vermos que a instituição/pessoas onde deixamos os nossos piolhitos vão de encontro às nossas expectativas e desejos, não sabe?

Beijocas,
Rute e André

Amélia do Benjamim disse...

Argh!
Eu tenho a impressão que não há criança que não perca logo ali a confiança em quem lhe bate pela primeira vez. De bater a bater sempre porque eles reagem, vai um passo. Depois são as crianças que são indisciplinadas... podem ser, mas elas também não têm muita confiança em quem lhes chama nomes...
A descoberta do corpo pela dentada acontece, pois, o Benjamim já foi mordido, não gostei, como também não gostei de o imaginar a morder, ou a bater.
Era bom que nas reuniões não se perdesse tanto tempo com estas coisas, as minhas são iguais, onde a gente quer ouvir mazé dos mimos dos nossos garotos... lol, e levá-los para casa.
:)

Ana disse...

Tal e qual os pontos que foram focados na reunião do Tiago... por acaso não falaram nas unhas por cortar, mas de resto, tudo igual!!

Beijocas grandes

Miúda disse...

A hora da entrada tb é por causa dos almoços, compreende-se bem pelas duas razões. Estou habituada.
Já das palmadas na outra escola da Maria ofereciam com a minha ordem. E não lhe vejo mal, sinceramente, desde que não seja para magoar e qdo o castigo n é suficiente. E, desculpa, a mãezinha q gritou no filho dela q não podem bater é possivel que até seja falta de uma palmadinha e em casa. desculpem!
E, se ela chamou por ti, era pq possivelmente te estáva a ver. Fita! :), bom feriado

Repolha disse...

Dentadas à parte, eu tenho a cara da miúda marcada por uma unhada. É que ficou cicatriz! humpf! Parece-me bem importante esta parte: cortar unhas.

Na escola onde esta anda, há uns anos atrás tiveram um garoto que mordia o tempo todo. Já mais velhinhos, tipo com 4/5 anos. E só deixou de morder quando a auxiliar "obrigou" os outros a defenderem-se... Não vejo mal nenhum em ensinar a defesa desde que não se incentive o ataque.

Esta tem ordem para morder em quem a morde, mas se sei que foi ela que mordeu em algum está feita comigo que depois quem a morde sou eu (lol - não sei se ela percebeu o discurso, mas ia acenando que sim).

Sobre palmadas na escola, não me parece nada necessário... desde que não batam eles - porque se levantarem a mão a uma professora, ela tem duas hipóteses: ou levanta ela a mão nem que seja de forma figurada ou acobarda-se e perde-os na hora (e é o que + acontece nos dias de hoje - professores a apanharem dos garotos...). Embora não me pareça que isto se aplique a miúdos de 2 anos lol.

As reuniões de pais são coisas giras são... Na minha discutiu-se atum :D