quarta-feira, outubro 04, 2006

Compatíveis?

Ontem fomos há consulta com a Leonor. O médico é um amor de pessoa. A filhota chorou, berrou e fez birra. Mas era tarde e ela estava cansada....normal!
O doutor pegava-a ao colo e falava com ela e só assim é que ela se acalmava. Depois vinha para o colo da mainnnnnn e começada a choradeira.

Como o M. tem uma série de problemas respiratórios e alergias, a Leonor fez um teste no consultório que indicava que ela não tem asma mas tem sinusite. Do mal o menos :)
Ele nota uma quebra no sistema imunológico dela e pensa que seja por causa do nascimento dos dentes (são muitos a nascer ao mesmo tempo).
Mas nesse teste que fez reparou que o sistema dela quebra com a humidade. Então, como ainda não estamos propriamente em tempo muito húmido, vamos voltar lá no princípio de Novembro ver os níveis.

Agora a compatibilidade.
A minha dúvida não está nas pessoas porque ambas são umas queridas, mas sim no tipo de medicina que praticam. A medicina tradicional é mais fiável porque para mim é a quem tem mais registos de sucesso e a que sempre existiu. Não gosto que abusem dos antibióticos ou que nem sequer nos auscultem quando vamos a uma consulta.
A medicina homeopática é, para mim, aquela que deveria ser praticada. Porque recorrem a produtos naturais, porque respeitam o nosso corpo, porque procuram sinais em antecedentes familiares, porque desde sempre fui a indireitas e sempre me dei bem.

A Leonor está a tomar ferro desde Maio. Disse isto a este médico e ele diz para retirar o ferro porque ela pode fazer uma intoxicação dado o tempo que o está a tomar. Nós também achamos que é tempo demais mas quem somos nós para saber o que está certo ou errado?
Receitou-lhe um complexo vitamínico para regular e imunizar a minha loura :) para o inverno.

Até aí tudo bem, mas o ferro foi receitado pela pediatra. Com que cara vamos dizer a ela que fomos ao homeopata e retiramos-lhe o ferro?

Porque é que estas duas medicinas não podem ser compatíveis? Será que podia desde o início de vida da Leonor ter optado por um homeopata em vez de pediatra? Não há urgências nos hospitais com este tipo de medicina?

Portugal, os portugueses e principalmente os farmacêuticos (notem que não os incluí nos portugueses) ainda têm que evoluir muito para aceitarem este tipo de medicina, ou se têm?!

12 comentários:

Xana disse...

Pois é estás encurralada!!! Quero ver como é que descalças essa bota...

mas não descalces as do post anterior. Amei!!! Mega fashion!!!! Lindas...

Beijos

Gina A. disse...

Tens razão... parece que entre eles, andam sempre às guerras! Deviam era pensar mais nos pacientes e nas suas necessidades...

Beijos

Lúcia disse...

Pois eu aceito qualquer tipo de medicina desde que me mostrem dados comprovados q funcionem. Para mim a homeopatica ( e principalmente este medico ) tem dado provas de que é uma corrente não agressiva que trata. Acredito nela mas continuo a ter o pediatra dela, alias, nem o homeopata me diria o contrário, pois como ele me disse, trata-se de um acompanhamento simultaneo e não unico. Realmente é complicado conseguires dizer a pediatra q deixas de dar ferro pq o homeopata te disse, no entanto faz o que achares melhor. Eu deixaria de dar e qd fosse na proxima consulta logo via. Se houvesse analises e dissessem q esta tudo bem n lhe dizia nada, se n dizia q ela ja n queria tomar o ferro, q n lhe conseguias dar ou qq coisa do genero.
Mas ainda bem que gostaste do medico, ele é mm um amor de pessoa.
Bjnhs

Morena disse...

Tu fazes o que achares melhor para ela!
Os médicos não são senhores da verdade e da sabedoria, embora saibam muita coisa, e têm que respeitar as opções dos pais!
Bjs grandes

LenaMaga disse...

dá que pensar, é verdade

as botas são mt giras

bjs

Carina disse...

Já me falaram bastante bem acerca dos homeopatas, mas sinceramente nunca fui a nenhum... pagam-se bem! lol

Beijocas e que as coisas se resolvam da melhor forma.

Raquel disse...

Eu sou a favor de que as coisas sejam o mais naturais possível.
Acho que se optares pelo homeopata fazes uma boa escolha.
Bjs

Smas disse...

Fiquei com vontade de ir a esse médico, é que ando com uns problemas respiratórios tipo alergias que ninguém me resolve desde Julho!!!
Quanto à tua loira, faz o que achares melhor, às vezes o coração de mãe fala mais alto que os médicos.
Bjs

Quita disse...

Tudo o que dizes é verdade, mas sei que já há muitos médicos que fazem as 2 formações e exercem as duas vertentes da medicina.
Quanto à loira faz o que a tua intuição diz, não há melhor!!!

Anónimo disse...

Pessoalmente, não acredito na medicina homeopática pela simples razão de que o princípio condutor assenta na diluição das substâncias activas e no pressuposto de que as moléculas de água guardam memória das substâncias com as quais estiveram em contacto, o que não me parece de todo possível. mas acho graça como tu falas da necessidade de evolução dos portugueses, e com toda a razão, mas pareces encaixar na perfeição no modelo do típico utente português: não tens coragem de assumir as tuas posições perante o médico, com medo que o sr doutor lá no alto do seu pedestal te venha um dia a fazer falta. Eu sou farmacêutica (sabes que o farmacêutico não é "o senhor/a que trabalha na farmácia"...) e quando discordo do médic, meu ou da minha filha assumo sempre as minhas posições. Se fizesses o mesmo ficarias surpreendida, porque a nova geração de médicos em Portugal (e mesmo muitos dos médicos mais velhos já são assim também) é composta por profissionais de uma grande humanidade e que estão prontos a uma discussão tendo em conta a tua opinião e os teus conhecimentos com vista ao bem estar do seu doente. Se não incluis os farmacêuticos nos portugueses poraue pretendes falar na indústria farmacêutica, não te apercebes que é a mesma indústria que fabrica os medicamentos homeopáticos, para os quais a legislação existente é muito menos rígida e portanto são comercializados muito mais facilmente e com menos necessidade de ensaios de qualidade e acabariam por dar potencialmente muito mais lucro em comparação.

Repolha disse...

O melhor será confiares na pediatra e juntares essa informação ao processo da Leonor. Só tens que a informar que decidiste experimentar e daqui a uns meses logo vêem (tu, a pediatra e o homeopata) como está a Leonor, se volta ao ferro ou se mantém o tratamento receitado por este último médico.
Nada que chegue a toda a gente saber o que se passa. Até pelo bem da loiraça ;)

Ana disse...

Eu própria já experimentei produtos homeopáticos com as filhotas, quando nada as fazia dormis de noite, com a mais velhinha resultou, já com a mais nova... Em ambos os casos fui sincera com a pediatra e disse-lhe, ao que ela respondeu que não tinha muito conhecimento sobre, mas que apoiava que eu tomasse as decisões que considerava mais adequadas para as minhas filhas. Além disso disse-me que tinha várias pacientes que também recorriam a este tipo de alternativas. Acho que uma coisa não invalida a outra, mas cada vez mais acredito menos nos antibióticos e afins.