quarta-feira, dezembro 20, 2006

E a esta hora!

Estou a fazer a sopa para ti e a pensar em tanta coisa ao mesmo tempo. A minha cabeça anda a 500 à hora e isso nota-se quando não consigo descansar, "limpar a memória" ou simplesmente vegetar.
Nada melhor que escrever para libertar demónios, não é?
Este ano a noite de consoada é em nossa casa e com o meu lado materno da família porque está divorciado do paterno. Não é fácil lidar com uma família dividida (eu que o diga quando tive que de organizar as mesas do casamento).
Porque um divórcio apesar de agora ver que foi para bem de todos, nem toda a família aceitou da mesma maneira e há rancores que ainda permanecem muito vivos. Foram 20 e tal anos juntos, gaita!
Desde que nascestes que todos tivemos que aprender a conviver uns com os outros. Nasceste para nos unir e de alguma forma apagar essas mágoas. E isso foi muito bom!
Se nada se alterar, vais ter sempre de lidar com os dois avós da parte do pai e os quatro avós da parte da mãe. Mas há a parte boa da coisa, quando é Natal ou o teu aniversário recebes muitos mais mimos!
Será que vais entender um dia, o porquê? Acredito que sim. Por mim, saberás sempre a verdade, e nunca, mas nunca, tomarás a parte de alguém pelas minha palavras porque eu também nunca o fiz. Continuo e continuarei a dar-me bem com todos.
Sabes, filha, nem sempre a vida nos faz as vontades mas o que conta é o nosso desejo, a nossa vontade que algo aconteça e isso é meio caminho andado para que se realize.

Sabes o que é que pedi para este Natal?

Que pudesse ter uma consoada com toda a família junta e que todos pudessem simplesmente conversar!

19 comentários:

Patrícia disse...

Oh Ana... Como eu te entendo ao ler estas palavras! Eu tenho o mesmo, mas dos dois lados. Os meus pais são separados, e os meus sogros também. O Miguel não vai saber o que é ter avós juntos! vão ser sempre 4 separados. E o quanto isso me custa.
Os meus pais dão-se muito bem. Os meus sogros não se vêm nem se falam.

Vale-nos a "experiencia" deles, para tentarmos proporcionar aos nossos filhos, um lar com estabilidade e amor!

Um grande Natal para vocês! Beijocas grandes...

Morena disse...

Felizmente não sei o que isso é, hoje em dia, mas qd era pequena a mãe do meu pai não se dava com a minha mãe e isso magoava-nos muito, porque eramos crianças, porque não entendíamos, porque gostávamos de todos.
Espero que a situação se resolva da melhor maneira.
Bjinhos

Xana disse...

Deve ser complicado, Ana. Entendo que gostarias de ter toda a família a conviver em paz. Mas também entendo que é complicado. Fiquei feliz quando li que achas que foi melhor para todos. E ao olhar para a maior parte das pessoas que estão na tua situação, também concordo. Há coisas que são inevitáveis. Que são um mal menor. Pensa que pode ser que o Menino Jesus te traga isso de presente! Pode ser que no ano que vem realizes o teu sonho!

Beijos

sotto le stelle disse...

Um santo Natal para ti cheio de coisas boas!! Jinhos fofos

Lúcia disse...

Também os meus pais são divorciados e também acho que foi a melhor solução no entanto não tenho esse problema porque só passo o Natal com a minha família materna já que tenho um pai muito ausente ( já não o vejo desde dia 10/10/2005 para teres uma ideia ).
Não me magoa porque já estpu habituada mas obviamente os primeiros Natais sem ele custaram porque enquanto estiveram casados o meu pai era presente mimava-nos, dava-nos leite banho, etc e tal, era o tal " pai novo ". Depois afastou-se e talvez se tenha habituado a viver sem os filhos, não sei, nunca entendi e já não tenho paciência para o tentar fazer.
Sinceramente nem chego a pensar nele na noite da consoada e os pensamentos de os ter todos juntos também não. Normalmente vejo-o no dia 24 trocamos presentes e mais nada mas nem isso o ano passado aconteceu. Namorada nova ( dele claro ) dá sempre nisto.
Bjnhs e uma consoada feliz e já agora um feliz dia de Natal.

Anónimo disse...

Não percas a esperança...pode ser que um dia isso seja possível.
Bjs

Anónimo disse...

No meu caso é igual, mas já lá vão 25 anos, o que torna tudo mais fácil pois já cresci assim.
Mas se tentasses juntar toda a família, achas que era muito mau? Pela Leonor talvez eles não se desentendessem.

Bjs
Bom Natal para todos!

Biskoita disse...

Que o vosso Natal venha carregado da ternura das crianças, da doçura da paz, da serenidade do amor, da magia dos amigos.

Feliz Natal... cheio de luz!!

Cátia e Sofia

Ana disse...

Vamos pensar que vai ser possível!

um grande beijinho

carla disse...

Como te compreendo...mas penso que vai ser mais simples no teu caso que no meu...sou filha de pais divorciados desde os 3 anos e o meu pai é e sempre foi completamente ausente, há pouco tempo foi confrontada com uma pergunta dele: Pq é que o pai tem mãe e pai e tu só tens mãe, onde está o teu pai mãe??? Não foi fácil responder...não podia dizer que não tinha, mas ele tb não aceita ou não percebe pq é que o meu pai não conhece os netos....vida dificil esta!!

Beijo

Anónimo disse...

MINHA QUERIDA GIRI...

Sabes (se nao sabes, devias...) que eu te adoro, e que es uma das pessoas ++ bonitas que eu conheco??
Linda nao so por fora (penelope cruz portuguesa, como diz a D. Adelaide), como principalmente por dentro.
ES A MAIOR GIRIFONDA!!

BEIJOS
GIRI GRINGA

. disse...

Ana e Patrícia, estou convosco. Igualzinho por aqui. E o pior é que agora tenho de me dividir por três partes. Aliás fiz um post mais ou menos sobre isso.

Quita disse...

Felizmente não sei o que isso é mas imagino... Que o teu desejo se concretize!! Um grande beijinho!!

Anónimo disse...

Oh querida que pena as coisas terem de ser, ou serem assim!!
Que o teu desejo de Natal se realize num curto espaço de tempo ... beijinhos muito grandes e um Feliz e Santo Natal para todos!!

beijinhos

sissi disse...

MUITO bom NATAL!!!!!!! TUdo de BOM!

Mae Frenética disse...

Querida Ana, ao menos pensa q estão todos vivos, tão vivos q ainda reclamam!!!

Bem, deixemo-nos de brincadeiras: a tua filha é esperta, acho q sai à mãe, por isso vai tirar partido do mimo, sem dar preferência a ninguém!

E o teu Natal vai correr mto bem, tens uma boneca linda para o animar...

Muitas felicidades

Paula Silva disse...

Desejo-vos um Feliz Natal e Tudo de Bom para 2007
Beijinhos
Paula

carla disse...

Feliz natal linda!!! Tudo de bom para ti e para quem amas!!

beijocas

Loira disse...

Os meus pais não são separados, mas os pais dos meus irmãos mais velhos são... Ou seja, o meu pai, antes de se casar com a minha mãe, já tinha sido casado. Não temos uma famíia convencional. Passei mtos Natais tb com a mãe dos meus irmãos. Ah e os meus sobrinhos chamam avó à minha mãe e adoram-na (ela tb os adora). O meu sobrinho mais velho já sabe q ela não é avó "de verdade", mas está smpre a dizer q gostava mto q ela fosse. Habituou-se a ter mtas avós (avô, agora, já só tem um, mas tb já teve 3) e nunca lhe fez confusão nenhuma. São as novas famílias!
bj*
bj*