quinta-feira, junho 29, 2006

História deliciosa!

Antigamente, há uns 80/90 anos, lá na minha terra, quando nasciam bebés, davam-lhes a mama não das respectivas mães mas sim das amas de leite que existiam.
Amas essas que tinham muitos filhos e nunca deixavam de ter leite.
Então davam também aos bebés que nasciam dos donos das quintas e pessoas de outro estatuto.
A minha avó quando nasceu puseram-na a mamar de uma ama de leite.
Não por ter outro estatuto mas porque os padrinhos dela eram os donos da uma tal quinta.

Coincidências da vida ou o Mundo é muito pequeno: A ama de leite da minha avó foi a mãe do meu avô....ela foi amamentada pela sogra!

Nota: Quando a Leonor nasceu, queria muito dar-lhe de mamar, devido às circunstâncias do parto e afins, não me foi possivel dar mais que 4 dias de mama. Se na altura houvesse amas de leite (alguém de confiança) eu tinha optado por isso. Porque seria o melhor para a minha bebé e para a saúde dela.
Claro que o M. nunca apoiaria uma ideia dessas. Diria provavelmente que eu estaria a delirar!
E estaria mesmo?

19 comentários:

Lúcia disse...

Eu se conhecesse alguém de confiança também o faria apesar ainda assim ter conseguido amamenta-la até quase aos 4 meses, mas continuaria sim. Também acho que o Nuno pensaria que eu delirava, mas no fundo no fundo eu convencia-o ;).
Também a minha sogra amamentou o filho de uma amiga ( que foi madrinha do nosso casamento ) ao mesmo tempo que amamentou a minha cunhada, mas não posso chama-la de ama de leite.

Xana disse...

Entendo, mas cada vez mais e sei que muita gente vai-me praguejar por estar a escrever isto, mas Não corto os pulsos por ter dado mama ao Vasco apenas mais 3 dias que tu. Não por opção, se continuasse a ter continuava a dar, mas não fiz dramas e não stresso por isso! Até hoje é uma criança que não tem tido doenças quase nenhumas e no outro dia li que a protecção que o leite materno lhes dá é boa, mas é mínima, pois a maior é na altura da gravidez. Não tenho pena de não er dado. Tanta criança se tem criado sem leite materno... as coisas são como são... talvez se ainda funcionasse como antigamente fizesse o mesmo, embora exigisse 30.000 exames à pessoa, mas também optava pela ama de leite.

Beijinhos

Quita disse...

Também já pensei nesse assunto mas a realidade de há 80/90 anos atrás era tão diferente da nossa... Não havia as doenças e as questões que há hoje em dia. Penso que não optaria pela ama de leite, até porque acho que sentiria ciumes... honestamente!

Catarina Agostinho disse...

É VERDADE, O MEU MARIDO ERA DE FAMILIAS HUMILDES, E ENTÃO A MÃE DELE N TINHA PEITO E QUEM O AMAMENTOU FOI UMA VIZINHA QUE TINHA UMA MENINA DA IDADE DELE, ELE CONTA ISTO MUITAS VEZES!
BEIJOKAS
CATARINA E JOÃO

Repolha disse...

Acho lindo as amas de leite. E a maneira mais saudável de lidar com excesso de leite nas mamas...

É leite humano, hipoalergénico e fonte de vitaminas - da mãe ou de outra qualquer... é, objectivamente, a mesma coisa.

Sabes que é normal isso acontecer em países mais a norte?

Ana disse...

Carla: Não fazia ideia disso mas logo vi que estas ideias eram muito além :)
Mas porque é que cá não existe essa prática? Como será que as mães nórdicas fazem para gerir o tempo das mamadas? Terão elas de andar sempre com a ama?
Tanta questão se coloca...

Patríciangélico disse...

História deliciosa mesmo.

carla disse...

Nunca pensei nisso...tenho d epensar para comentar!

Bjs

. disse...

AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Desculpa lindinha, a história é giríssima (a coincidência é fabulosa), mas acho que não me ocorria pior pesadelo: ser amamentada pela minha sogra. Oh pá não consigo parar de me rir.

. disse...

Tinha de vir estragar o tom sério dos restantes comentários, mas não consegui, não consegui. Vou ali bater em mim própria, mas a rir-me na mesma com a imagem da minha sogra a dar-me peito. já me calei!

Loira disse...

A história é deliciosa :)!
Qto ao leitinho, eu não me importava de ser ama de leite, mas só durante algum tempo, que isto de dar de mamar a mtos deve ser muito dificil :o)! Mas sabes q há bancos de leite? Nâo sei se existe em Portugal, mas no Brasil e EUA existem...
Já no meu caso, não sei se recorreria a uma de leite, mm q não tivesse tido leite, oq não foi o caso... isto pq a realidade de hoje é mto diferente de há 80 anos atrás... aliás, eu tenho quase 27 e nunca fui alimentada a peito... sou mto saudável.
bj*

Ana disse...

Luz de Estrelas: Mas é p'a rir! LOLLLL
A imagem de ser amamentada pela minha sogra é parecida com um filme de terror...lol...acho que enjoava a qualquer leite :)

Mamã artesã disse...

Por acaso esse assunto foi abordado numa das aulas PPP e a enfermeira disse que, apesar de antigamente se utilizar muito as amas de leite não era nada aconselhável, uma vez que a tal ama poderia ter alguma doença desconhecida e passá-la para o bébé.
Se ainda houvessem e, por qualquer motivo, não tivesse maminha para o meu filhote, preferiria mil vezes dar-lhe outro tipo de leite. Mas isto é só a minha opinião.
Joquinhas
Sofia

www.piolhitolindo.blogspot.com

Zuza disse...

Pois eu cá não sei se seria capaz...
Eu fui a biberão e sou tão saudável!! ;)

(tu és engenheira??? é q pela maneira como agrupas comentários só pode!!! :D)

Repolha disse...

O que acontece é que quando uma mulher tem excesso de produção de leite, dirige-se a um banco de leite - tão simples quanto isso.

Francamente, não só não me choca nada ter outro ser pendurado nas minhas mamas (que por acaso tive - dois) como tb não me chocaria que a minha filhota fosse amamentada de vez em quando por outrem (que por acaso foi). LOLLLL

Sobre doenças - uma grávida com acompanhamento devido tem todas as doenças infecto-contagiosas despistadas.

Repolha disse...

Estrelinha: LOLLLLLLLLLLLLLLL

Jolie disse...

Sabes que da Joana ainda averiguei se existiria um banco de leite, para doar leite do meu.

Mas é coisa que cá não há.

Pode não fazer sentido por existir os leites de fórmula, mas por outro lado, acho que seria bastante natural.

Beijinhos

Loira disse...

Ainda sobre este assunto dos bancos de leite... às mulheres q doam o leite são feitos tds os tipos de testes para despistagem de doenças. Nos EUA, há hospitais de prematuros, onde os mm são alimentados exclusivamente com leite humano. Quando as mães não têm leite ou não podem alimentar, recorre-se ao banco de leite desse hospital.
No início fazia-me um bocado de confusão pensar q o meu filho pudesse ser alimentado com o leite de outra mulher, mas, dps de pensar bem no assunto, cheguei à conclusão q era uma parvoice... então eu não me importo q ele se alimente com o leite de um animal, por exemplo, pq é q me vou importar q beba o leite de outra mulher???
bj*

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it http://www.cocacolagmcmotorhome.info/Popupblocker.html treatment for acne removal of cellulite Plus ankle pants Free stock certificate forms Is viagra safe is there anything to get rid of cellulite is cellulitis caused by an insect bite 1986 suzuki gsxr1100 6600 accessory ppc sprint Cure acne scar prc cellulitis