terça-feira, outubro 21, 2008

A terra

Os meus pais têm terra e eu adoptei-a como minha.
Fica num vale.
Lá em baixo, onde as antenas de televisão não apanham os canais e onde já me habituei a ver parabólicas.
Vive lá a minha avó, a minha tia aos fins de semana e os meus primos que se mantêm por lá.
Sinto-me bem a ver a Leonor andar no baloiço e no carrocel que eu andei quando era pequena. Feitos pelo meu avô artesão, a rever pessoas que se dizem primos e que a minha avó faz questão de me explicar a vida toda dos pais e avós deles (e eu oiço mas não assimilo).
Tudo fica a uma curta distância. Tanto a pequena mercearia, o único multibanco, a estação dos correios que ameaça fechar para tristeza dos reformados.
Estão a contruir um lar enorme no topo do monte. Uma vista fantástica.
E disse há minha avó que quando ficasse incapacitada de viver na minha casa que queria ir para lá.
Quero jogar às cartas e fazer crochet, ou gamão e ponto de cruz, tudo isto se a cabeça estiver fresca e o corpo ainda se mexer.
A curta distância também fica o café onde se pede um chá e uma filhós e fritam-na no momento. Tenho fruta a legumes à mão de semear e pão caseiro feito na freguesia.
O peixe fresco, passa de manhã numa carrinha e vem directamente de Peniche. A carne vem do talho de um primo que vive perto do criador.
O chouriço e a morcela de arroz são feitos pelos donos da mercearia e a farmácia vende medicamentos mais baratos que noutras terras.
Tem um centro de crianças lindo, uma escola recente que já tem o 9ºano (antigo) e irá chegar ao 12º ano brevemente.
Um centro de dia para idosos, tem apoio domiciliário e estão a construir um espaço cultural e pastoral para festas,. exposições, congressos, etc.
Um dia, quem sabe, será também a terra dos meus netos e sobrinhos!
Espero que sim.

10 comentários:

Ana disse...

É realmente muito bom ter uma terra. Eu também adoro ir á minha e rever familia e amigos.
Neste momento estou a bater o record de ausência. 1 mês sem lá ir!!! Confesso que me faz falta respirar aquele ar puro!!!
Este fds vou... ;o)

Beijocas

Flores disse...

Estás à espera de quê para te mudares? :)

Zuza disse...

tou com a flores e não mudo (pq acabei de mudar) :DDDD

pequenina HOUSE disse...

e ate tem ingleses a comprar la casa... um paraiso desconhecido mas por pouco tempo

Amélia do Benjamim disse...

Fico contente por ti.
As tuas palavras transmitem-me coisas boas: esperança, serenidade, conforto. E felicidade. Um cantinho vosso, para sempre. Que bom que é! :)
Beijinho

carla disse...

E é onde mesmo?

Anónimo disse...

Eu não conseguiria descrever melhor a terra do que tu o fazes, realmente tens um dom mana.

bjs

Anónimo disse...

Nem eu descreviria melhor que tu a terra, realmente tens um dom.

Bjs mana
guida

Biskoita disse...

Diz lá onde fica a terra.. ;)

mãe disse...

então que terra é essa ??
Parece assim uma aldeia mesmo em vias de extinção, com escola e tudo, mas não demasiado longe de tudo o resto. Quem sabe quando sairem as colocações eu não me abalanço ??