terça-feira, outubro 07, 2008

Insuficiência respiratória

É um nome feio e que me assusta muito. Já o disse que não sei lidar com doenças e principalmente com aquelas que transformam a minha filha numa criança que não queria conhecer nunca.
Quando ontem a fui buscar à escola, aquela carinha a olhar para mim como que a pedir socorro, fez-me cicatrizes no meu coração.
Estava com falta de ar e desta vez pior que no pricípio de Setembro.
Fomos directamente para o hospital e saímos de lá pelas 09 da noite. Fez oxigénio e o restante tratamento faz-se em casa.
Lá vieram os avós, ficar com ela pelo menos esta semana.

Volto a dizer que não sei lidar com doenças, mas o pessoal da escola, pelos vistos, também não.
E é grave não verem que uma criança que normalmente brinca, ri e fala, está murchinha e não fala porque isso exige oxigénio que por conseguinte não o consegue ter.

Vamos ter uma conversinha......

18 comentários:

Xana disse...

Eu no teu lugar também tínha! Oh, se tínha!

Beijinhos na Nônô Dódói

Cool Mum disse...

:(
melhoras

carla disse...

Minha querida, eu sei tão bem o que isso é, mas sabes por vezes as educadoras , auxiliares e tc.. não sabem mesmo ver a gravidade, pq as crianças n têm febre e n é fácil, fala com elas e explica-lhe vais ver que elas aprendem a conhecer os sintomas. Olha lá ainda n lhe receitaram prevenção nenhuma? O que está a menina a fazer, ventilan? atrovent? rosilan ou celestone? é que todos são memso para a crise, por vezes é memso necessário prevenir!

Beijinhos

Luz de Estrelas disse...

:( Tb sei o que é, infelizmente. O Bi teve tantas mas tantas crises qdo era mais bebé. Comoveu-me imaginar a Nônô aflita sem ninguém dar pelo seu mal- estar. Tadinha, Ana. Não sejas meiga na conversa.

Ana disse...

Carla,

O tratamento que ela está a fazer agora é ventilan e celestone. Durante 3 dias.
A pediatra dela já me tinha receitado a prevenção, mas para lhe dar após a praia.
Acho que é o Zyrtec e algo para o nariz que não sei o nome.
Vou ter que avançar com a prevenção o quanto antes :(

carla disse...

Para o nariz será nasomet??? De qualquer forma o Zyrtec é um anti histaminico, por vezes e se as crises começarem a serem frequentes vale a pena fazer-se o pulmicort ou semelhante, apesar de ser um corticoide n é em nada tão agressivo como o celestone p.e. . Ela está melhor???

Beijinhos

Rita disse...

Espero que ela esteja melhor, amiga. Quanto à creche fazes bem em falar com elas. A sério, mas com calma sim?
Amanhã ligo-te!
Bj grande

Tutti-Frutti disse...

Força!!!
Aperta com eles!

Um beijinho, Di

Jolie disse...

às vezes não estão mesmo preparadas para lidar com essas situações.

Conversa com elas e explica-lhes os sinais de alerta, ou faz mesmo um quadro. Foi o que eu fiz para as educadoras do Miguel, e elas na primeira detectaram logo que havia qualquer coisa.

As melhoras dela.

um beijinho para ti

Ana disse...

Carla,

Ela está melhor mas ainda não está boa. Assim que cheguei a casa fui ver a receita e além do Zyrtec é o pulmicort nasal.
Definitivamente, vou ter de assumir a doença e fazer-lhe a prevenção.
Obrigada.

Costinhas,
Por acaso não tens o quadro aí à mão de semear no meu email, não? Dava muito jeito.

carla disse...

A Inês n faz crises desde que começou a prevenção, faz pulmicort em aerochamber de manhã e à noite e faz um cumprimido de singulair que é mesmo para doentes asmáticos que estão descontrolados. O certo é que ela andava com pieira há 2 meses e sempre com ventilan, começou a prevenção e foi melhorando e já n faz crises há 1 mês o que para mim é uma vitória, começa a prevenção e faz tudo direitinho, mesmo que a sintas boa, continua a fazer... e continuo a dizer-te que n é fácil as auxiliares e educadoras aperceberem.se da garvidade da situação. Vá calma, que a doença controla-se...

Beijinhos e se precisares email!!

Ana disse...

Carla,

Obrigada pelos conselhos. Um beijinho

Flores disse...

ai, ana, um beijinho e as melhoras.

Lúcia disse...

Olá amiga,

O que fiz na escola da Beatriz foi antes sequer de ela ter qulquer crise lá foi alertar a educadora para o facto de as crises dela serem mais " silenciosas ", isto é, não tem aquelas crises ofegantes mas nota-se sobretudo no comportamento, na depressão que se forma na zona do pescoço com a respiração e nas costelas proeminentes e depressão nessa zona entre as costelas e a barriga.
Para quem não conhece a criança está apenas murchinha e quanto muito com farfalheira ou pieira e por isso há que explicar que no caso dela, pode não ser só isso.
Bjnhs e as melhoras

Maria-e-Mamã disse...

Ai linda,realmente,como é que na escola não dão conta disso?!Eu deitava aquilo abaixo!!Fala com elas!Coitadinha da leonor,espero que já esteja melhorzinha.Imagino a tua aflição!Beijocas

Mar disse...

:(

As melhoras dela!

Jolie disse...

As crises do Miguel também não são fáceis de detectar.

Manda-me lá tu um mail, que eu não tenho a certeza do teu :p

Loira disse...

Minha querida, só posso desejar as melhoras da Leonor...
bj* grande e, se precisares de algum coisa, abusa: omeninodamama@gmail.com