quarta-feira, julho 15, 2009

Pânico

Anda tudo alarmado com a gripe dos porcos (gosto de lhe chamar assim) ao ponto de um conhecido meu que esteve em Espanha, de férias com a filha, quando voltou, disseram-lhe que a criança não podia voltar à escola porque tem tosse e esteve em Espanha.
A menina não tem febre, não tem sinais de gripe, só tosse e esteve em Espanha. Por isso acham que pode ter a tal gripe.
Dizem que só pode regressar à escola com atestado médico.
Ninguém o passa, nem o pediatra. Só com análises que demoram alguns dias a ter o resultado.
E ainda estamos no princípio da coisa, porque isto só vai piorar. Oh se vai!
Passamos a dizer às nossas criancinhas que não tussam e que digam que estiveram de férias ali na Costa da Caparica, até que alguém das instituições ache que a Costa também pode estar infectada e aí ficamos com elas em casa, que remédio.

7 comentários:

InêsN disse...

eu fiquei a saber recentemente que alguns miúdos da sala do diogo foram ao méxico de férias com os pais...

quando voltarem, mesmo que nem tussam, eu gostava que viessem com esse dito atestado, sim.

(se as pessoas não se importam de correr o risco, tudo bem...pôr os outros em risco tb é que já não me parece tão bem)

Rita disse...

eu gostava de saber porque raio vão pais com criancinhas para o méxico nesta altura... deve ser para poupar nas viagens, só pode!
Quanto ao resto, eu estou com gripe, nem o médico nem a saúde 24 acham que é grave e ambos me disseram que mandasse as criancinhas para a escola. Mandei e nem disse que estou doente, muito menos com gripe, não vá gerar-se o pânico!
E lembrei-me, ou melhor, o Nuno lembrou-me, ontem, que no domingo estivémos com um cunhado que veio de Espanha! Mas sinceramente, já há gripe em todo o lado e ao que parece no fim do ano 25% da pop já teve a doença. Vai daí a pergunta é a seguinte: Para quê o pânico???? É observar os sintomas e tratar do assunto depressinha faxavor!

Lúcia disse...

Eu acho sinceramente infundado o pânico que esta gripe tem menos efeitos nefastos qua a gripe comum, alastra-se é com mais facilidade.
Na escola da Beatriz pq ela esteve com a avó de férias perguntaram me se tinha ido para fora que caso tivesse queriam o tal atestado que ninguém passa, pois claro, mesmo sem sintomas nenhuns ( nem tosse ). Eu disse que não tinha estado mas é uma barbaridade que dada a difusão já em Portugal é umna estupidez. Qq dizem : saiu de casa? Então tem de ter atestado... please...

Ana disse...

Morre mais gente com gripe comum do que com esta, sim!
Transmite-se mais depressa e facilmente, sim!
Temos de lavar as mãos mais vezes, sim!

E o atestado do médico tem a validade de quanto tempo? Só até à saída da criança do consultório?

É mesmo isso, Lúcia, é um pânico infundado.
Ontem um senhor estendeu-me a mão e eu hesitei (porque tinha as mãos molhadas) e ele disse: Há pois é! Agora não nos devemos tocar!

Fiquei paralisada com isto!

Carla disse...

Pois, eu se souber que alguma criança que frequente o infantário dos meus filhos tenha estado em alguns desses países, gostaria que viesse com atstado. Que não se importem com o risco que estão a correr é lá com eles, por em risco os outros é que não me parece nada bem.

Amélia do Benjamim disse...

Na Escola do Ben pediram para que as crianças que viajem fiquem em casa uma semana depois de terem vindo do estrangeiro. Tout cour!

Susana Rodrigues disse...

Provavelmente já não vou a tempo mas fica registado: não há nada na lei que rege os JI e escolas que obrigue as pessoas a levarem qualquer tipo de atestado, seja na presença de doença infecciosa ou não. Mais, não há qualquer lei que permita um estabelecimento recusar a criança salvo se por ordem do Delegado de Saúde.

Está a gerar-se uma onda de pânico infundada, já que, como foi dito acima, a taxa de mortalidade por complicações desenvolvidas no seguimento de uma gripe (porque a gripe em si não mata) é maior na gripe sazonal que nesta nova gripe. E é por ser nova que se propaga mais facilmente, pois não possuímos anticorpos para esta estirpe.
Segundo o meu pediatra e todos os medicos que tenho ouvido, quanto mais depressa a tivermos, melhor. Aliás... é melhor tê-la no verão porque nos poupa às complicações que o Inverno trás. Apenas idosos e crianças abaixo do ano de idade correm mais riscos de desenvolver complicações. Sobretudo os idosos.

Sinceramente choca-me que a falta de informação gere este tipo de situações porque na sala e no recreio, quem sofre são as crianças.